Apresentação
Olá!
Meu nome é Diego Camargo, sou do interior de São Paulo, Brasil, e sou apaixonado por eletrônica, videogames e computadores desde os meus 7 anos (hoje, na data desta postagem, tenho 43 anos).
O primeiro PC que eu mexi na vida foi na casa de meu tio, um clone de XT IBM, com o monitor fósforo verde, e a paixão por computadores acendeu quando ele me mostrou o jogo Prince of Persia. Ganhei meu primeiro PC em 1993 do meu pai, um 386SX-33, com 2MB de memória, HD de 51MB, monitor MDA Samsung fósforo branco, teclado e uma impressora Epson LX-810. Ele veio com o MS-DOS 5.0 e mais nada, além dos clássicos jogos Nibbles e Gorilla, que rodavam sob o saudoso QBasic. Eu, como sou muito curioso, comecei a explorar os códigos dos jogos, que são na extensão .BAS e aprendi a fazer alguns programas, apenas utilizando o Help do QBasic e os exemplos dos códigos dos jogos Nibbles e Gorilla.
Mas dois amigos meus, que são irmãos, eram programadores Clipper Summer´87 e não possuíam computador (era um pouco difícil na época alguém de classe média-baixa ter um computador), e eles programavam nos computadores dos clientes deles, que na maioria das vezes eram distantes de sua casa, então eles me propuseram programar no meu computador e em troca eles me ensinavam a programar. Então, com 11 anos, aprendi a programar em Clipper. Na época a internet era praticamente desconhecida, e ajuda que tínhamos eram livros ou revistas compradas na banca, que traziam dicas e rotinas prontas, além de novidades de bibliotecas de programação e afins. Tempos difíceis, mas fundamentais para que eu buscasse cada vez mais conhecimento.
Em 1997, já sem computador, devido à dificuldade financeira da família, consegui meu primeiro emprego e assim comprei meu novo computador, um Pentium MMX 200MHz, com 16MB de RAM, HD 2.1GB, Kit Multimídia Creative 24x com placa de som AWE64, monitor Samsung SyncMaster 3Ne, scanner de mesa Genius e impressora HP Deskjet 692C. Parcelei em 24 vezes e minha mãe pagava a metade da parcela, pois meu salário era muito baixo. Ele veio com o Windows 95, era um sonho de máquina!
O tempo passou, a paixão esfriou. Mas voltou no início da pandemia, onde conheci alguns grupos de colecionadores de computadores antigos, e em um deles estava sendo vendido um PC nas mesmas configurações do meu PC de 1997, o Pentium 200 MMX, por um preço bem baixo. Inclusive até o gabinete era igual. Sem pensar duas vezes, fui até a cidade do vendedor buscar. Hoje possuo mais ou menos 40 computadores antigos, que vão desde XT 8088 até Pentium III Coppermine. Neste blog, irei apresentar cada um, desde a montagem até a configuração do Sistema Operacional, drivers, instalação de softwares e jogos, para quem acompanhar relembrar essa época clássica que marcou gerações e vive até hoje, e provavelmente irá durar mais algumas gerações.
Se você leu até aqui, muito obrigado! Espero que goste do meu conteúdo.
Com carinho,
Diego Camargo
Comentários
Postar um comentário